Pódio da F-3 Academy - Divulgação

Pódio da F-3 Academy – Divulgação

 

Uma festa em família marcou a segunda prova que fechou a programação da etapa de abertura da F-3 Brasil 2017, em Curitiba. Quem puxou a comemoração foi Murilo Coletta, ganhador da corrida, disputada sob chuva na tarde deste sábado (18). Marcel, seu irmão mais novo, conseguiu uma ultrapassagem na última volta para terminar em terceiro lugar no geral e triunfar na F-3 Academy, a nova divisão de acesso da categoria.

 

Na primeira corrida do dia, Murilo havia ficado na terceira colocação. Com os 24 pontos somados, ele assume a liderança do campeonato, empatado com Pedro Caland, mas em vantagem no critério de desempate. Com o tempo instável em Curitiba, os Coletta foram conservadores e largaram com pneus de chuva. Outros, no entanto, optaram por usar slick, apostando em pista mais seca no decorrer da prova. Foi o caso de Vitor Baptista, que estava na posição 11 do grid e antes da primeira curva já era o quarto colocado. Enzo Elias, pole por conta do grid invertido em relação à primeira corrida, não conseguiu sustentar a posição e viu Pedro Caland assumir a liderança, seguido por Murilo Coletta.

 

A tática ousada de Baptista parecia que daria certo. Mais rápido do que os pilotos com pneus de chuva, ele ultrapassou Caland e Coletta ao mesmo tempo antes do fim da reta dos boxes, na abertura da sexta volta, e pulou para a ponta. Mas logo a meteorologia frustrou os planos do campeão da Euroformula Open em 2015. Com chuva mais constante, ele perdeu desempenho e passou a ter dificuldades para manter o carro reto na pista.

 

Com pneus mais adequados para o momento, Coletta foi tirando a diferença e virou líder com facilidade, na volta 13, e assim seguiu até a bandeirada, com Caland no segundo posto. Mesmo sofrendo para seguir na corrida, Baptista manteve-se em terceiro até a volta final, quando Marcel Coletta o ultrapassou.

 

A dobradinha em família teve comemoração e emoção, especialmente com Murilo, que saiu do carro com lágrimas nos olhos. “Acho que eu não chorava desde 2015, quando fui campeão brasileiro de kart”, disse o jovem piloto da Cesário F3.

 

Igor Fraga terminou em segundo na F-3 Academy - Divulgação

Igor Fraga, 2º na F-3 Academy – Divulgação

Estreante no pódio – Murilo Coletta venceu no sábado (18) a segunda etapa da Fórmula 3 Brasil, disputada em Curitiba (PR, seguido muito de perto do brasiliense Pedro Caland, atual campeão da Fórmula 3 Light, agora denominada Fórmula 3 Academy. A vitória ficou com o irmão Marcel Coletta, também estreante, Igor Fraga (Tecfil/Annel/Texsa/Digifarma/Exito) em segundo. ”Se considerar que abandonei a primeira etapa, este segundo lugar foi bom, mas o resultado poderia ser melhor, pois liderei pelo menos metade da corrida”, observou o piloto residente em Ipatinga (MG)s.

 

Os pilotos foram para o grid de largada com uma leve garoa e, com isto, a grande maioria optou por usar pneus de chuva, enquanto alguns arriscaram largar com pneus slick. Igor Fraga partiu da última fila com pneus para piso seco, mas após uma excelente largada completou a primeira volta em quinto na geral e na passagem seguinte já era o quarto, e líder entre os carros da F-3 Academy. No entanto, no meio da prova o piloto teve que cumprir uma penalização passando pelos boxes, pois no momento em que foi levantada a placa de cinco minutos para o início da prova, o seu monoposto ainda estava sobre o cavalete, com as rodas sendo apertadas.

 

“O que me tirou da liderança foi esta punição, pois eu estava muito bem. Com a variação climática decidimos largar com pneus slicks e mesmo com a chuva apertando não sai da pista nenhuma vez. Foi uma pena”, explicou Igor Fraga.

 

Largando da quinta fila, o paraibano Léo Barbosa (Cerâmica Elizabeth) terminou a sua segunda prova na Fórmula 3 Academy pontuando novamente, desta vez em sexto. “Como choveu muito e eu tinha andado pouco com piso molhado, tive uma dificuldade maior. Mas fui aprendendo e ganhando experiência nesta situação. Agora é olhar pra frente e esperar a próxima rodada dupla para somar mais quilometragem”, concluiu o primeiro paraibano a correr de Fórmula 3.

 

A segunda rodada dupla da Fórmula 3 será nos dias 5 e 6 de maio, em Interlagos (SP).

 

Resultado da 2ª etapa da Fórmula 3 em Curitiba:

1) Murilo Coletta, 23 voltas em 32min29s055

2) Pedro Caland, a 2s015

3) Marcel Coletta (Academy), a 1 volta

4) Vitor Batista, a 1 volta

5) Leonardo Souza, a 1 volta

6) Guilherme Samaia, a 1 volta

7) Igor Fraga, a 1 volta

8) Rafael Barranco (Academy), a 2 voltas

9) Sérgio Henrique (Academy), a 2 voltas

10) Pedro Goulart (Academy), a 2 voltas

11) Léo Barbosa (Academy)

 

Classsificação geral 

F-3 Brasil

1° Mu. Coletta – 24

2° P. Caland – 24

3° G. Samaia – 20

4° L. Souza – 14

5° V. Baptista – 9

 

F-3 Academy 

1° Ma. Coletta – 30

2° P. Goulart – 14

3° E. Elias – 12

4° I. Fraga – 12

5° L. Barbosa – 12

6° R. Barranco – 9

7° S. Henrique – 7

Fonte: Organização