Dárcio dos Santos entre os pilotos da PropCar Igor Fraga e Léo Barbosa - Divulgação

Dárcio dos Santos entre os pilotos da PropCar Igor Fraga e Léo Barbosa – Divulgação

 

Atual vice-campeão, o paulista Guilherme Samaia venceu a primeira etapa da Fórmula 3 Brasil, disputada na manhã de sábado (18) no Autódromo Internacional de Curitiba, localizado em Pinhais (PR). Na categoria-escola Fórmula 3 Academy, atração do automobilismo brasileiro nesta temporada, a vitória ficou com o paulista Marcel Coletta, que recebeu a bandeirada com a vantagem de apenas 86 milésimos de segundo sobre o brasiliense Enzo Elias, seguido do gaúcho Pedro Goulart e do paraibano Léo Barbosa (Cerâmica Elizabeth).

 

“Cumpri o meu objetivo de estreia no automobilismo, que era terminar a corrida, e marquei os meus primeiros pontos terminando em quarto, com um carro bem acertado pela PropCar. Estou muito contente com este resultado inicial, que me dá motivação para progredir gradativamente”, comemorou o jovem (15 anos) de João Pessoa.

 

Quem não ficou feliz foi o outro piloto da PropCar Racing, Igor Fraga. Ele largou da pole-position na Fórmula 3 Academy, mas abandonou a prova na liderança de sua classe, ainda na primeira volta. “Infelizmente tive problema com o fio da chave geral logo na largada. Depois que completei a volta inicial tudo apagou e tive que encostar o carro. Só me resta largar da última posição na próxima corrida e escalar o pelotão para tentar pelo menos um lugar no pódio”, anima-se o piloto radicado em Ipatinga (MG). O complemento da programação, com a segunda etapa neste sábado, acontecerá partir das 13h30.

 

Pilotos da Fórmula 3 Brasil e F-3 Academy - Divulgação

Pilotos da Fórmula 3 Brasil e F-3 Academy – Divulgação

 

Novidade – A Fórmula 3 Academy é categoria-escola CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), que preenche a lacuna entre o kart e o F-3, proporcionando aos jovens pilotos – a partir dos 15 anos de idade – o desenvolvimento nas pistas brasileiras. A CBA garantirá como premiação ao piloto campeão de 2017 uma temporada na Fórmula 3 Brasil em 2018.

 

A exemplo do que já ocorria com a antiga Fórmula 3 Light, os carros da nova F-3 Academy competem no mesmo grid da F-3 Brasil, mas com pódios e pontuação separados. Serão utilizados os Dallara 301 com motor Berta, equalizados com 220 hp, enquanto a Fórmula 3 Brasil fica com 250 hp de potência.

 

Resultado da 1ª etapa da Fórmula 3 em Curitiba:

1) Guilherme Samaia, 26 voltas em 31min58s918

2) Pedro Caland, a 27s305

3) Murilo Coletta, a 53s663

4) Leonardo Souza, a 1min14s355

5) Marcel Coletta (Academy), a 1 volta

6) Enzo Elias (Academy), a 1 volta

7) Pedro Goulart (Academy), a 2 voltas

8) Léo Barbosa (Academy), a 2 voltas

9) Giuliano Raucci, a 8 voltas

10) Sérgio Henrique (Academy), a 9 voltas

Fonte: Organização