Ramiro Ferrari - Divulgação

Ramiro Ferrari – Divulgação

“O recente otimismo do mercado ainda supera a realidade. As vendas não reagirão na velocidade necessária, embora o cenário seja mais promissor. Mas, diante da acomodação da economia, sem dúvida teremos mais tranquilidade para cumprir nosso plano estratégico e não só entregar os resultados projetados para o ano, como ir além deles. Temos uma equipe compacta, afinada, determinada, extremamente competente e produtos Premium, de qualidade reconhecida. Ou seja, a fórmula perfeita para nos posicionarmos, no futuro próximo, entre as principais marcas de lubrificantes do mercado brasileiro”. A previsão é de Ramiro Ferrari, CEO da YPF Brasil, baseado nos resultados positivos de 2016, um ano marcado por profundas mudanças estruturais no modelo de negócio da marca de lubrificantes.

 

Entre as principais ações que alavancaram o reposicionamento da marca destacam-se a reavaliação dos canais de venda e os investimentos em marketing com a contratação do comentarista automotivo, César Urnhani, como embaixador da marca, e a promoção Troca Bem que levou sua palestra a mais de 2500 pessoas em diversas cidades do pais. Uma tática de marketing de guerrilha que impulsionou e mantém as vendas em cada região visitada. A promoção prossegue este ano com mais de vinte eventos, já confirmados.

 

Aperfeiçoamentos constantes nas linhas de produção da planta adquirida em Diadema em 2015 permitiram a ampliação e a pontualidade dos produtos nos pontos de vendas e o lançamento da linha de lubrificantes marítimos, em parceria com a Gulf Oil Marine, excedeu as previsões: a YPF Brasil já é, hoje, a maior parceira da Gulf na América Latina.

 

César Urnhani contribuiu para os bons resultados da YPF - Divulgação

César Urnhani, embaixador da YPF – Divulgação

Mais ainda, somou para os bons resultados do ano passado a agilidade nos ajustes das estratégias frente às oscilações do mercado em 2016. “Tivemos agilidade para fazer os ajustes que o mercado exigiu no ano passado, o que nos faz entrar em 2017 mais seguros. A crise gera oportunidades e nos obriga a sair da área de conforto e sermos criativos. Resulta que, afinal, os ajustes que promovemos provaram ser mais eficientes que fórmula anterior. Numa situação favorável de mercado talvez não tivéssemos enxergado estas oportunidades de melhoria”, diz o CEO da YPF Brasil.

 

O acerto da estratégia de 2016 autoriza metas ambiciosas para 2017. Além do lançamento de novas linhas de lubrificantes automotivos, a planta industrial localizada em SP permite melhorar o nível de serviço para o atendimento da linha de lubrificantes industriais, outra das especialidades da YPF, especialmente com foco nas indústrias elétrica e de borracha onde a marca tem sólida reputação. Assim como no segmento de Transporte Pesado com a Linha Extravida, também de qualidade reconhecida e parceira das principais montadoras.

 

“Se no ano passado, nosso foco foi no resultado do negócio, apesar da queda do mercado de lubrificantes, este ano, estaremos focados no binômio resultado/aumento do share de mercado mediante a diversificação de nossa linha de produtos e obviamente, no talento das nossas pessoas”, completa Ferrari.